Objetivo

Apresentar os fundamentos da eficiência energética e demonstração do uso de medidores e analisadores de energia elétrica, de forma teórica e prática. Desenvolver nos profissionais técnicos a visão necessária que lhes permita avaliar a eficiência energética de sistemas motrizes e de iluminação. Parametrizar, instalar medidores/analisadores de energia elétrica e analisar os dados provenientes das medições.

Programa

Aula 01 – Definições e Formas da Energia. As Leis das Conversões Energéticas. Recursos Energéticos. Exemplos e Exercícios. O que é Eficiência Energética? Aula 02 - Legislação. Programas de Eficiência Energética. ESCOS (Empresas de Serviços de Conservação de Energia). Etapas de um projeto de Eficiência Energética. Tarifação de Energia Elétrica (Energia Ativa e Reativa) e Análise de Retorno de Investimento. Aula 03 - Eficiência Energética em motores elétricos (tipos de motores, análise de carregamento e substituição de motores) e em sistemas de iluminação (Tecnologias, conceitos e cálculo luminotécnico, software de estudo luminotécnico e análise de retrofit utilizando lâmpadas LED). Análise de lâmpadas LED e perspectivas. Aula 04 – Como calcular e medir a Energia Elétrica, Curvas de Carga, Distorção Harmônica (THD), Medição e Análise de Energia (Equipamentos, parametrização, instalação, análise dos dados) e demonstração da instalação de analisador de energia.

Observações

1) A Fundação Liberato reserva-se o direito de certificar somente quem obtiver 75% da frequência e estiver com o curso quitado. (2) A Fundação Liberato reserva-se o direito de cancelar o curso caso não ocorra o número de matrículas mínimo para o equilíbrio econômico do mesmo, neste caso, devolverá integralmente os valores pagos. (3) Este módulo do curso é basicamente teórico.

Turmas abertas

Docente Horários Investimento
Diego Ramos Moreira R$ 270,00 Matrícula

Caso tenha interesse no curso e não tenha encontrado uma turma que se enquadre com as suas necessidades atuais, clique aqui para registrar interesse e nos ajudar a organizar novas turmas de acordo com as necessidades dos interessados.