Objetivo

OBJETIVO Capacitar os estudantes a compreender os conceitos de desenvolvimento de sistemas de segurança de máquinas – NR-12, de forma a projetar, montar, reparar e realizar manutenção em circuitos elétricos de segurança de máquinas. Neste curso o estudante irá aprender os conceitos básicos de segurança de máquinas e os princípios fundamentais de projetos de sistemas de segurança.

Programa

1. O que é segurança de máquinas? 2. O que é um sistema de segurança? 3. Características de um sistema eletro-eletrônico de segurança de máquinas; 4. Dispositivos de entrada: chaves de monitoramento e parada de emergência, bordas e tapetes, comando bimanual, cortina de luz e scanner de área. 5. Interface de segurança: relés, controlador de segurança programável, controlador programável de automação com segurança integrada; 6. Acionadores de segurança: contatores e inversores de frequência, válvula pneumática e válvula hidráulica; 7. Circuito de feedack ou EDM (external device monitoring); 8. Circuitos de segurança em categoria 1, 2, 3 e 4.

Observações

(1) A Fundação Liberato reserva-se o direito de certificar somente quem obtiver 75% da frequência e estiver com o curso quitado. (2) A Fundação Liberato reserva-se o direito de cancelar o curso, caso não ocorra o número de matrículas mínimo para o equilíbrio econômico do mesmo, neste caso, devolverá integralmente os valores pagos;

Turmas abertas

No momento não há turmas abertas. Entretanto, se você gostaria de fazer esse curso, clique aqui para registrar interesse e nos ajudar a verificar a viabilidade da abertura de novas turmas. Assim poderemos, cada vez mais, melhorar as ofertas de acordo com o público.