Objetivo

Aprofundar os conhecimentos sobre o uso da linguagem fotográfica aplicada às práticas de produção e pós-produção de fotografias que atendam às necessidades profissionais e amadoras. Obter imagens fotográficas a partir da realidade cotidiana em exercícios práticos, buscando construir as relações entre a complexidade informacional do mundo visível e o documento fotográfico como síntese do processo. Analisar teórica e criticamente fotografias dos grandes mestres e do próprio grupo discente, relacionando com os conceitos e técnicas estudados, a fim de compreender traços da autoralidade fotográfica. Operacionalizar elementos estéticos, técnicos e sociais na construção de imagens fotográficas nas áreas da fotografia de eventos, fotojornalismo, fotografia publicitária, fotografia artística e fotografia da natureza.

Programa

Revisão dos elementos da linguagem fotográfica e dos aspectos técnicos da fotografia. O papel das imagens no mundo contemporâneo e a filosofia da caixa preta. Pré-produção das pautas dos exercícios a serem executados durante o curso. – Introdução a autoralidade fotográfica. A formação do portifólio. Fluxo de imagens profissionais. Legislação e ética profissional (direito à imagem, direito autoral e propriedade de imagem). Empreendedorismo e a regulamentação da profissão de fotógrafo. Elaboração de orçamentos. – Técnicas e estética do fotojornalismo. A reunião de pauta e a elaboração do roteiro. O processo de captação e construção de imagens para as diversas mídias. Edição e pós-produção. Técnicas e estética da fotografia publicitária. Leitura e interpretação do briefing para a produção fotográfica. – Técnicas e estética para fotografias de eventos sociais. Iluminação para eventos. Planejamento e gestão do trabalho do fotógrafo e da equipe. Exigências e tendências do mercado. – Composição e estética fotográfica. Técnicas especiais: lightpainting, panning, uso criativo da luz e da cor e fotomacrocrafia. Os grandes mestres da fotografia. Visualização dos trabalhos do grupo, análise e interpretação dos resultados com base nos conceitos estudados.

Observações

(1) A Fundação Liberato reserva-se o direito de certificar somente quem obtiver 75% da frequência. (2) A Fundação Liberato reserva-se o direito de cancelar o curso, caso não ocorra o número de matrículas mínimo para o equilíbrio econômico do mesmo, neste caso, devolverá integralmente os valores pagos; (3) É desejável que cada participante traga seu próprio equipamento, podendo ser amador (câmeras compactas digitais, celulares ou analógicas compactas de filmes), semiprofissionais ou profissionais (analógicas ou digitais), pois será ministrada uma visão geral de como aproveitar o máximo de cada equipamento; (4) Serão realizados exercícios práticos no decorrer dos encontros.

Turmas abertas

Docente Horários Investimento
Marcelo Salcedo Gomes R$ 250,00 Matrícula

Caso tenha interesse no curso e não tenha encontrado uma turma que se enquadre com as suas necessidades atuais, clique aqui para registrar interesse e nos ajudar a organizar novas turmas de acordo com as necessidades dos interessados.