Metodologias ativas e trabalho coletivo em sala de aula: a produção de vídeo como pesquisa e prática pedagógica em História

Autores

Resumo

Este artigo apresenta uma prática pedagógica nas aulas de História, utilizando a produção de vídeo. A prática é embasada nos conceitos de metodologias ativas, produção de vídeo, relações de seres humanos com mídias, trabalho coletivo e História. O trabalho foi desenvolvido com alunos do segundo ano do ensino médio, em uma escola estadual de Gaspar (SC). A metodologia pauta-se nas cinco etapas da pedagogia histórico-crítica (SAVIANI, 2005). As aulas foram ministradas pela primeira autora deste artigo e os dados foram obtidos via transcrição das orientações aos alunos e por meio da elaboração de um diário de bordo. A aquisição de autonomia do estudante e a importância da mediação docente nesse processo são evidentes, em que os alunos desenvolveram o trabalho coletivo, transcorrido em duas esferas: seres humanos com mídias e sujeitos históricos protagonistas do processo de construção de conhecimento.

Biografia do Autor

Marcela Adriana Grandi, Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Bacharel e licenciada em História pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB), Blumenau, SC e especialista em Pesquisa e Práticas Pedagógicas pelo IFSC. Docente na Rede Estadual de Ensino de Santa Catarina.

Vanessa Oechsler, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC)

Doutora em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Rio Claro, SP, Brasil e mestre em Ensino de Ciências Naturais e Matemática pela FURB. Professora do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC), Gaspar, SC.

Downloads

Publicado

2022-01-04

Como Citar

Grandi, M. A. ., & Oechsler, V. (2022). Metodologias ativas e trabalho coletivo em sala de aula: a produção de vídeo como pesquisa e prática pedagógica em História. Revista Liberato, 22(38), 127–140. Recuperado de http://pce.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/706