Livros digitais: um Estudo de Caso com artigos dos projetos finais do curso Técnico em Informática do IFPR – Assis Chateaubriand

Autores

Resumo

No Instituto Federal do Paraná, campus Assis Chateaubriand, os estudantes do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio produzem um artigo como requisito parcial para aprovação. Todavia, após a apresentação, por falta de um meio de divulgação, esses artigos permanecem arquivados. Diante desse problema, pensou-se em criar um roteiro e um repositório para a publicação dos trabalhos do projeto final de curso dos estudantes, a fim de que esses saberes reunidos pudessem ser acessados por outros alunos. Então, o presente artigo busca apresentar aspectos do desenvolvimento do projeto – trabalho final de curso, pautado num roteiro explicativo com procedimentos para organizar e publicar um livro digital. Propriamente, o texto aponta a seleção de uma plataforma de diagramação e a comparação entre plataformas de publicação do e-book, bem como a produção de um e-book com os trabalhos de estudantes do curso, para validar as ferramentas utilizadas.

Biografia do Autor

Emi Kussano Oliveira, Instituto Federal do Paraná (IFPR)

Técnica em Informática pelo IFPR.

Adrian Lincoln Ferreira Clarindo, Instituto Federal do Paraná (IFPR)

Doutorando em Estudos Literários e Linguísticos em Inglês pela Universidade Estadual de São Paulo (USP), SP, Brasil. Professor do IFPR.

Larissa da Silva Medola, Instituto Federal do Paraná (IFPR)

Graduanda em Engenharia Química pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Toledo, PR e técnica em Informática pelo IFPR.

Eduardo Alberto Felippsen, Instituto Federal do Paraná (IFPR)

Mestre em Ensino pela UNIOESTE, Foz do Iguaçu, PR. Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do IFPR.

Downloads

Publicado

2022-01-04

Como Citar

Kussano Oliveira, E., Lincoln Ferreira Clarindo, A., da Silva Medola, L., & Alberto Felippsen, E. (2022). Livros digitais: um Estudo de Caso com artigos dos projetos finais do curso Técnico em Informática do IFPR – Assis Chateaubriand. Revista Liberato, 22(38), 153–166. Recuperado de http://pce.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/708