Análise do comportamento mecânico ao incorporar parafina em misturas EPDM/PP

Autores

  • Eduardo Filipetto Martins Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
  • Cristiane Krause Santin Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Resumo

Neste estudo, a versatilidade dos materiais elastoméricos termoplásticos vulcanizados (TPVs) foi explorada, ao combinar as características da mistura EPDM/PP, ao avaliar a inuência provocada em suas propriedades mecânicas e ao inserir parana na composição do material, visando futura atuação como material de troca de fase (PCM), por meio de análises de tempo de cura, resistência à tração e dureza Shore A. Além disso, as suas características estruturais e morfológicas foram observadas, através de análises por infravermelho e microscopia eletrônica de varredura (MEV). O comportamento de inchamento complementou a análise, quanto à inuência da parana inserida no material nal. A partir dos testes mecânicos, evidenciou-se que o gradual acréscimo de parana na composição da mistura EPDM/PP ocasionou uma pequena diminuição, tanto na tensão de ruptura do material, quanto no seu alongamento. Ainda, através da análise por MEV, observou-se uma distribuição supercial uniforme da parana sobre o material TPV desenvolvido.

Biografia do Autor

Eduardo Filipetto Martins, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Bacharel em Engenharia Química pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), São Leopoldo, RS, Brasil.

Cristiane Krause Santin, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutora em Ciência dos Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS e mestre em Química pela UFRGS. Professora na UNISINOS.

Downloads

Publicado

2022-01-04

Como Citar

Filipetto Martins, E. ., & Krause Santin, C. (2022). Análise do comportamento mecânico ao incorporar parafina em misturas EPDM/PP. Revista Liberato, 22(38), 175–188. Recuperado de http://pce.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/710