Implantação de uma rede de aferição de equipamentos geodésicos e topográficos

Autores

Resumo

O presente artigo versa sobre a implantação de uma rede de aferição de instrumentos topográficos e geodésicos, para que seja possível quantificar e qualificar erros sistemáticos apresentados por tais equipamentos. Nesse caso, há a necessidade de verificação de retificação e de controle sobre a propagação do erro em trabalhos de coleta de dados. Para esse propósito, serão utilizados marcos de centragem forçada não colineares, construídos na área experimental do campus da UNIPAMPA, em Itaqui (RS). Com o intuito de se obter dados qualitativos da rede, cada marco foi rastreado por receptores da constelação constituinte do Sistema Global de Navegação por Satélite (Global Navigation Satellite System - GNSS). Posteriormente, eles foram pós-processados pelo Posicionamento por Ponto Preciso (PPP), serviço online gratuito para pós-processamento absoluto, a fim de se obter as coordenadas geodésicas de cada vértice. Os valores do rastreio também foram comparados aos dados de ângulos e distâncias (coordenadas polares) que são mensurados, a partir da estação total. A fim de minimizar erros sistemáticos, metodologias dos pares conjugados (direta e inversa) em visadas recíprocas, foram utilizadas. Na sequência, o ajustamento de observações foi aplicado, utilizando-se os Métodos dos Mínimos Quadrados (MMQ) (correlato e paramétrico), sendo que o método paramétrico mostrou-se mais aplicável na rede (menores resíduos). Por fim, os resultados dos ângulos e distâncias ajustadas servem como base para vericação do erro linear e angular, fundamentados nas especificações técnicas do instrumento.

Biografia do Autor

Vinícius Kuczynski Nunes, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)

Engenheiro Cartógrafo e Agrimensor pela UNIPAMPA.  

Marcelo Jorge de Oliveira, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)

Mestre em Ciência Florestal/Sensoriamento e Geoprocessamento Universidade Federal de Viçosa (UFV), Viçosa, MG, Brasil. Professor da UNIPAMPA. 

Leonard Niero da Silveira, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)

Doutorando em Sensoriamento Remoto pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS e mestre em Geomática pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, RS. Professor da UNIPAMPA.

Downloads

Publicado

2022-01-04

Como Citar

Kuczynski Nunes, V. ., de Oliveira, M. J., & Niero da Silveira, L. . (2022). Implantação de uma rede de aferição de equipamentos geodésicos e topográficos. Revista Liberato, 22(38), 201–214. Recuperado de http://pce.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/714