Análise de emendas em cabos condutores para instalações elétricas de baixa tensão

Autores

  • Armando Leopoldo Keller Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
  • José Rafael Lauer Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
  • Eduardo Augusto Martins Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
  • Débora de Machado Dubina Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Resumo

As conexões são parte fundamental das instalações elétricas de baixa tensão, sendo a emenda, a técnica de ligação entre os condutores mais utilizada. No entanto, as emendas não possuem normativas nacionais de padronização e parâmetros mínimos de qualidade, ou seja, não existem garantias da sua correta aplicação, eficiência e segurança. Nesse contexto, o estudo desenvolvido neste trabalho apresenta uma pesquisa sobre os tipos de emenda, a aplicação de questionário sobre as conexões utilizadas por profissionais do setor elétrico de baixa tensão e a realização de testes em laboratório, para obter a resistência elétrica, queda de tensão, temperatura de operação e resistência à tração mecânica dos três tipos de emenda mais comuns. Por meio de uma análise estatística dos dados obtidos, foi feita uma comparação qualitativa do desempenho das emendas estudadas, concluindo que as emendas em derivação e em prolongamento atendem as condições elétricas e mecânicas estabelecidas em todos os critérios, enquanto a emenda de caixa não possui adequada suportabilidade mecânica.

Biografia do Autor

Armando Leopoldo Keller, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Doutorando em Computação Aplicada, mestre e graduado em Engenharia Elétrica, com ênfase em Controle e Automação pela UNISINOS. Professor na UNISINOS.

José Rafael Lauer, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Mestrando e graduado em Engenharia Elétrica pela UNISINOS.

Eduardo Augusto Martins, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Mestre em Computação Aplicada e graduado em Engenharia Elétrica pela UNISINOS. Coordenador técnico no Instituto Tecnológico de Ensaios em Segurança Funcional e professor assistente na UNISINOS.

Débora de Machado Dubina, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Acadêmica em Arquitetura e Urbanismo pela UNISINOS.

Referências

ANDRADE, T.; KIPPER, C. Perícia encontra emendas em ar-condicionado que pegou fogo no Hospital São Benedito em Cuiabá. 2022. Disponível em: https://g1.globo.com/mt/mato-grosso/noticia/2022/05/27/pericia-encontra-emendas-em-ar-condicionado-que-pegou-fogo-no-hospital-sao-benedito-em-cuiaba.ghtml. Acesso em: 23 jul. 2022.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 5410: instalações elétricas de baixa tensão. 2. ed. Rio de Janeiro: ABNT, 2004. 209 p.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR NM 247-3: cabos isolados com policloreto de vinila (PVC) para tensões nominais até 450/750V, inclusive: parte 3: condutores isolados (sem cobertura) para instalações fixas (IEC 60227-3, MOD). Rio de Janeiro: ABNT, 2002. 24 p.

CAVALIN, G.; CERVELIN, S. Instalações elétricas prediais. 20. ed. São Paulo: Érica, 2010. 422 p.

LARSON, R.; FARBER, B. Estatística aplicada. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2016. 674 p.

Downloads

Publicado

2023-12-11

Como Citar

Leopoldo Keller, A., Rafael Lauer, J., Martins, E. A. ., & Dubina, D. de M. (2023). Análise de emendas em cabos condutores para instalações elétricas de baixa tensão. Revista Liberato, 24(42). Recuperado de http://pce.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/857