Nacionalismo e patriotismo na perspectiva da educação primária municipal: Caxias do Sul, Rio Grande do Sul (1930 – 1950)
Resumo
O presente artigo apresenta um estudo que tem como propósito identificar e analisar aspectos da nacionalização do ensino presentes no processo de escolarização primária do município de Caxias do Sul, Rio Grande do Sul, entre os anos de 1930 e 1950. Para tanto, o estudo é desenvolvido na perspectiva da História Cultural, utilizando conceitos como representações e práticas, amparado metodologicamente pela Análise Histórica Documental. As principais fontes mobilizadas para esta pesquisa são relatórios do governo, decretos, jornais, documentos produzidos pelas instituições escolares do período e transcrição de entrevistas realizadas com professoras do período e disponibilizadas em acervos documentais. Como considerações, o estudo permitiu reconhecer no município ações que privilegiavam a educação voltada para a nacionalização dos núcleos de descendentes de imigrantes italianos, tendo nas instituições escolares um dos principais expoentes para a disseminação das ideias patrióticas, constituintes de um modelo de cidadão projetado para a Nação.Referências
A ÉPOCA. Caxias do Sul: [s.n.], v. 1, n. 23, 1939a. O documento encontra-se no acervo da Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional, Rio de Janeiro, Brasil.
A ÉPOCA. Caxias do Sul: [s.n.], v. 1, n. 47, 1939b. Caxias do Sul. O documento encontra-se no acervo da Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional, Rio de Janeiro, Brasil.
A ÉPOCA. Caxias do Sul: [s.n.], v. 4, n. 198, 1942c. O documento encontra-se no acervo da Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional, Rio de Janeiro, Brasil.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO. Brasil 1935. 1936. Disponível em: https://www.docvirt.com/docreader.net/docreader.aspx?bib=ARQ_GC_G&pasta=GC%20g%201938.06.30&pagfis=11623&pagfis=40822. Acesso em: 25 mar. 2024.
BASTOS, M. H. C.; TAMBARA, E. C. A nacionalização do ensino e a renovação educacional no Rio Grande do Sul. In.: QUADROS, C. Uma gota amarga: itinerários da nacionalização do ensino no Brasil. Santa Maria: Ed. da UFSM, 2019.
BENVENUTTI, E. T. [Entrevista]. [Entrevista cedida aos] professores Juventino Dal Bó e Liliana Alberti Henrichs. Caxias do Sul, 1983. O documento encontra-se no acervo do Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami, Caxias do Sul, Brasil.
BICA, A. C.; CORSETTI, B. A sistematização da educação rio-grandense durante o Estado Novo: o caso do decreto nº 640, de 28 de dezembro de 1938. História da Educação, v. 16, n. 38, 2012.
BOMENY, H. M. B. Três decretos e um ministério: a propósito da educação no Estado Novo. In: PANDOLFI, D. Repensando o Estado Novo. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1999.
BRASIL. Decreto-Lei nº 8.529, de 2 de janeiro de 1946. Lei orgânica do ensino primário.
Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/declei/1940-1949/decreto-lei-8529-2-janeiro-1946-458442-publicacaooriginal-1-pe.html. Acesso em: 22 nov. 2023.
BRASIL. Instituto Nacional de Pedagogia. Sobre “nacionalização do ensino”. 1940. Disponível em: https://www.docvirt.com/docreader.net/docreader.aspx?bib=ARQ_GC_G&pasta=GC%20g%201938.06.30&pagfis=16164. Acesso em: 12 nov. 2023.
CAXIAS DO SUL. Circular nº 3, de 4 de julho de 1941. Caxias do Sul: Inspetoria do Ensino, 1941. O documento encontra-se no acervo do Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami, Caxias do Sul, RS, Brasil.
CHARTIER, R. A história cultural: entre práticas e representações. Algés: Difel, 2002.
CORTE, D. R. [Entrevista]. [Entrevista cedida a] professora Liane Beatriz Moretto. Caxias do Sul, 1986. Entrevista transcrita por Tranquila Brambina Moresco Brando. O documento encontra-se no acervo do Instituto Memória Histórica e Cultural, da Universidade de Caxias do Sul, RS, Brasil.
COSTA, G. L. P. [Entrevista]. [Entrevista cedida a Susana Storchi Grigoletto]. Caxias do Sul, 1991. O documento encontra-se no acervo do Banco de Memória do Arquivo Histórico João Spadari Adami, Caxias do Sul, RS, Brasil.
DALLA VECCHIA, M. F.; HERÉDIA, V. B. M.; RAMOS, F. Retratos de um saber: 100 anos de história da Rede Municipal de Ensino em Caxias do Sul. Porto Alegre: Escola Superior de Teologia São Lourenço de Brindes, 1998.
DESPERTAR. Caxias do Sul: Inspetoria de Ensino, v. 1, n. 1, set. 1947. O documento encontra-se no acervo da Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional, Rio de Janeiro, Brasil.
DESPERTAR. Caxias do Sul: Inspetoria de Ensino, v. 1, n. 7, jun. 1948. O documento encontra-se no acervo da Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional, Rio de Janeiro, Brasil.
DESPERTAR. Caxias do Sul: Inspetoria de Ensino, v. 3, n. 26, ago. 1950. O documento encontra-se no acervo da Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional, Rio de Janeiro, Brasil.
ESCOLANO BENITO, A. Emoções e educação: a construção histórica da educação emocional. Campinas: Mercado de Letras, 2021.
FOUCAULT, M. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Petrópolis: Vozes, 2014.
HOBSBAWM, E. J. Nações e nacionalismo desde 1780: programa, mito e realidade. Rio de Janeiro: Terra e Paz, 1990.
KREUTZ, L. A educação de imigrantes no Brasil. In: LOPES, E. M. T.; FARIA FILHO, L. M.; VEIGA, C. G. (org). 500 anos de educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.
KREUTZ, L. O professor paroquial: magistério e imigração alemã. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 1991.
MACHADO, D. P. Relatório: apresentado por Dulphe Pinheiro Machado sobre a inspeção de que foi incumbido por S. Exa. o sr. Ministro ao sul do paiz. 1940. Disponível em: https://www.docvirt.com/docreader.net/docreader.aspx?bib=ARQ_GC_G&pasta=GC%20g%201938.06.30&pagfis=11732. Acesso em: 15 mar. 2024.
MONARCHA, C. Notas sobre educação nacional na “Era Getuliana”. História da Educação, v. 3, n. 6, p. 57-68, 1999.
O MOMENTO. Caxias do Sul: [s.n.], 1934. O documento encontra-se no acervo da Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional, Rio de Janeiro, Brasil.
PESAVENTO, S. J. História e história cultural. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.
PINHEIRO, R.; VANZ, S. Migrações, processos de escolarização e arquitetura escolar na Serra Gaúcha: 1930-1950. In.: NEUMANN, R. M. et al. Migrações, territorialidades e ambientes. São Leopoldo: Oikos, 2021.
RELATÓRIO apresentado a Coelho de Souza, Secretário da Educação e Saúde Pública pelo Diretor da Seção administrativa, encarregado dos serviços da Nacionalização do Ensino. Porto Alegre, 1939. O documento encontra-se no acervo do Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Brasil.
RIO GRANDE DO SUL. Decreto-Lei nº 2.351, de 22 de março de 1947. Lei Orgânica do Ensino Primário Estado do Rio Grande do Sul. Porto Alegre: SEC/CPOE, 1947.
RIO GRANDE DO SUL. Decreto nº 7.614, de 12 de dezembro de 1938. Provê sobre o Ensino Primário. 1938. Disponível em: https://planejamento.rs.gov.br/upload/arquivos/201512/29104351-plano-de-educacao-1938.pdf. Acesso em: 12 nov. 2023.
ROMANELLI, O. O. História da educação no Brasil (1930/1973). Petrópolis: Vozes, 1986.
SAVIANI, D. O legado educacional do “longo século XX” brasileiro. In.: SAVIANI, D. et al. O legado educacional do século XX no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2004.
SOUZA, J. P. C. Exposição à Comissão Nacional de Ensino Primário sobre a situação da educação primária na zona colonial do estado do Rio Grande do Sul. 1939. Disponível em: https://www.docvirt.com/docreader.net/docreader.aspx?bib=ARQ_GC_G&pasta=GC%20g%201938.06.30&pagfis=11623. Data de acesso: 12 nov. 2023.
SOUZA, R. F. Templos de civilização: a implantação da escola primária graduada no Estado de São Paulo (1890-1910). São Paulo: UNESP, 1998.
VANZ, S. O ensino primário em Caxias do Sul (1890-1930): vestígios da cultura material escolar. 2019. 163 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, 2019.
VIDAL, D. G. Grupos escolares: cultura escolar primária e escolarização da infância no Brasil (1893-1971). Campinas: Mercado de Letras, 2006.
WERLE, F. Constituição do Ministério da Educação e articulações entre os níveis federal, estadual e municipal da educação. In.: STEPHANOU, M.; BASTOS, M. H. C. História e memórias da educação no Brasil: vol. III: século XX. Petrópolis: Vozes, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de Cessão de Direitos Autorais
, ____ de _____________ de 2021.
Senhora Editora:
Eu/Nós, XXXXX, declaro/ declaramos que o artigo intitulado XXXXXX, submetido à publicação à Revista Liberato é original e de minha/nossa autoria e que as fontes citadas foram explicitadas no corpo do trabalho e nas referências.
Salientamos ainda que seu conteúdo não foi enviado para publicação em outras revistas, seja em formato impresso ou eletrônico, reservados os direitos autorais para a Revista Liberato (Versão Impressa) – ISSN 1518-8043 e Revista Liberato (Versão Online) – ISSN 2178-8820.
Com esta declaração, concedo/cedemos todos os direitos de divulgação do texto - por mídia impressa, eletrônica ou outra qualquer - à Revista Liberato e à Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha.
Certificando minha/nossa responsabilidade pelo conteúdo apresentado, subscrevo-me/nos atenciosamente.
Nome (s) do Autor (s) Assinatura