A Fundação Liberato revisou seu Projeto Político Pedagógico a partir de metodologias diversas e com a participação da comunidade escolar. Esse processo gerou dois volumes: o Volume I, publicado em 2022, com os fundamentos da proposta político-pedagógica; e o Volume II, previsto para 2024, com o caminho estratégico e plano de ação para a efetivação coletiva do PPP.
Projeto Político Pedagógico
Núcleo de Educação, Cultura, Esportes, Ciência e Tecnologia
Núcleo de Educação, Cultura, Esportes, Ciência e Tecnologia: Espaço de realização de ideias na Fundação Liberato.
Um espaço de diálogos, deliberações, estratégias e realização de propósitos educacionais
A criação e regulamentação do Núcleo
A Direção Executiva da Fundação Liberato, em 2010, propõe a criação do Núcleo de Educação, Cultura, Esporte e Ciência & Tecnologia, a fim de revigorar as áreas de atuação assentadas sobre a Educação, a Cultura, o Esporte e a Ciência & Tecnologia, tendo como principal objetivo fazer com que as atividades realizadas nesses Eixos passem a dialogar entre si, estabelecendo trocas. Assim, vários professores, de acordo com suas possibilidades, escolheram fazer parte de um dos Eixos referidos, conforme sua área de interesse. Na sequência, exatamente no segundo semestre desse mesmo ano letivo, a Direção Executiva institui a Coordenação Geral do Núcleo, para concretizar o espaço integrador do diálogo entre os quatro eixos. Em 2017, sob a Coordenação da Maria Inês Utzig Zulke, é elaborada a Regulamentação do Núcleo de Educação Cultura, Esporte e Ciência & Tecnologia, posteriormente aprovada pelo Conselho Técnico Deliberativo – CTD.
Coordenações atuais:
Os Eixos
Os Eixos são compostos de integrantes que atuam em diferentes espaços e áreas do conhecimento, que enriquecem o colegiado através de suas experiências. Os integrantes vão além do seu fazer pedagógico, colocando suas experiências a serviço de uma educação integral e de qualidade.
Os Eixos são fóruns de diálogos, deliberações, estratégias e realizações de propósitos educacionais. Notadamente dinamizam o ambiente escolar e criam oportunidades para os empregados públicos e estudantes desenvolverem conhecimentos e habilidades para além dos componentes curriculares, oportunizando aprendizagens diversas e favorecendo uma formação ampla.
Os Eixos são estratégicos na consolidação das metas, dos objetivos e dos princípios do Projeto Político Pedagógico – PPP. Possuem atribuições específicas que fortalecem os propósitos da Fundação Liberato, de ser uma Escola de Formação Integral comprometida com 4 Pilares (Aprender a Ser; Aprender a Conhecer; Aprender a Conviver, Aprender a Fazer).
Os principais encargos Eixos:
Eixo Educação: dedica-se a refletir sobre o modo de fazer e as condições para a realização da prática pedagógica. Dessa forma, pretende fortalecer o processo de ensino e aprendizagem, ao destacar a importância de criar espaços e momentos de estudos e de debates sobre ideias relacionadas à área da educação, com o intuito de ir ao encontro dos anseios do corpo docente da nossa Instituição.
Eixo Cultura: coordena as ações comemorativas alusivas ao Aniversário da Escola; as atividades motivadoras de reflexão sobre o Meio Ambiente; a organização da agenda do momento cultural institucional, providenciando as condições necessárias para que ocorram o Festival de Teatro, o Festival da Canção, o Festival de Dança, a Mostra de Cinema, o Sarau Poético, o Café Literário, o Liberarte (publicação anual de contos, crônicas e poemas produzidos pelos alunos); cabe lembrar que cada um desses eventos possui uma equipe própria responsável pela sua execução.
Eixo Esporte: promove modalidades esportivas e atividades físicas, em horários alternativos, para alunos e servidores da Fundação Liberato; treina e acompanha as equipes de representação da instituição que participam de torneios municipais, estaduais e nacionais; e organiza os Jogos Interséries e o “GreNal dos Funcionários”, que são eventos escolares.
Eixo Ciência &Tecnologia: fica à frente da elaboração e da revisão periódica do “Manual de Orientação à Pesquisa Científica”; da organização de Seminários com relatos de experiência de professores orientadores de projetos de pesquisa, bem como de participantes e expositores de trabalhos de pesquisa em feiras nacionais e internacionais; do compartilhamento das atividades da disciplina de Projetos (que está no Plano de Trabalho de todos os cursos da escola); e do acompanhamento das ações da FEICIT (Feira Interna de Ciência e Tecnologia) e da MOSTRATEC (Mostra de Ciência e Tecnologia). E todas essas realizações são comunicadas e apreciadas por todos os componentes do Núcleo, em reunião dos Quatro Eixos, com a intenção de manter um processo contínuo de qualificação e de integração.
Mapa de Atendimento em Saúde Mental
O Serviço de Psicologia da Fundação Liberato elaborou o Mapa da Rede de Atenção em Saúde Mental da região apresentando os locais da rede pública nos principais municípios de origem dos nossos alunos, bem como, das clínicas escolas vinculadas às Universidades, que fazem atendimento com valores sociais. Ele visa sensibilizar a comunidade escolar sobre a necessidade de procurar ajuda quando não nos sentimos bem e informar os locais de atendimento.