DestaquesInformativosInstitucional

Professora da Liberato tem projeto selecionado em edital de apoio à pesquisa da Fapergs

By 10 de julho de 2024 Sem comentários

O projeto “Obtenção de poliuretanas livres de isocianato (NIPU) biodegradáveis”, coordenado pela Professora Schana Andréia da Silva, foi selecionado no edital da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs) 08/2023 Auxílio Recém-Doutor ou Recém-Contratado – ARD/ARC.

O edital, destinado a projetos de recém-doutores ou doutores que tenham sido recém contratados, visa criar as condições ideais para o desenvolvimento de pesquisas em ciência, tecnologia e/ou inovação, em instituições científicas e tecnológicas (ICTs) públicas ou privadas, sem fins lucrativos, concedendo recursos financeiros para viabilizar o desenvolvimento de projetos.

O projeto selecionado tem como objetivo melhorar a produção de poliuretanos, uma classe de polímeros amplamente utilizada em diversas indústrias, tornando-a mais segura e sustentável. Esta proposta alinha-se diretamente com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, promovendo práticas de produção e consumo sustentáveis (ODS 12), além contribuir com os objetivos ODS 3 – Saúde e Bem-Estar, pois a eliminação de isocianatos tóxicos na produção de poliuretanos melhora a saúde ocupacional, e ODS 9 – Indústria, Inovação e Infraestrutura, uma vez que promove a inovação na indústria de polímeros, contribuindo para práticas mais sustentáveis e eficientes.

Com duração prevista de 24 meses, a pesquisa será desenvolvida no Curso Técnico de Química da Fundação Liberato, em parceria com o Departamento de Engenharia Química da UFRGS. Fazem parte da equipe do projeto as docentes Maria Angélica Thiele Fracassi e Paola Del Vecchio, ambas do Curso Técnico de Química.

O Termo de outorga foi assinado no dia 08 de julho.

 

Compartilhe este post:

Deixe um comentário