Nesta quarta-feira (07), o Núcleo da Fundação Liberato composto dos Eixos Educação, Cultura, Esportes, Ciência & Tecnologia, que tem como principal objetivo promover o diálogo entre as áreas do conhecimento, realizou um encontro para discutir o tema Inteligência Artificial (IA), contando com a presença do Secretário Executivo, Josimar Dias da Silva, e da Diretora de Ensino. Íris Lisboa.
O encontro foi divido em três momentos: inicialmente, o Coordenador do Núcleo, Leandro Andrighetti, destacou a importância de estudar o tema da inteligência artificial, uma vez que esta tecnologia está se consolidando e mostrando indícios de profundas mudanças na sociedade e seguiu com uma apresentação do conceito de inteligência artificial e sua evolução histórica. Num segundo momento, os participantes refletiram sobre as preocupações e oportunidades relacionados à inteligência artificial. Por fim, a Professora Vivian, Professora do Curso de TI e integrante do Eixo Ciência e Tecnologia, apresentou ferramentas de IA que já vêm sendo aplicadas no ambiente educacional, destacando sua utilidade, para tarefas administrativas, criativas, de planejamento e gerenciamento de atividades pedagógicas, entre outras.
O Encontro teve participação ativa dos participantes que propiciaram oportunas reflexões, dentre as quais destacamos a seguinte: a IA tem um potencial inegável para melhorar muitos aspectos da vida humana, mas também traz riscos e desafios éticos. Portanto, é preciso reconhecer tanto os benefícios quanto os riscos da tecnologia, sem sucumbir ao desespero ou à euforia.