No dia 10 de abril, os professores André Lawisch (TI) e Sandra de Oliveira (CPA), estiveram reunidos com a Gerente de Educação Inclusiva e Diversidade da Secretaria Municipal de Educação de Novo Hamburgo, Simone Dalsasso, e com as professoras responsáveis pelas Salas de Recursos Multifuncionais (utilizadas no apoio a organização e na oferta do Atendimento Educacional Especializado – AEE).
Na ocasião, foi apresentado o Projeto “PESQUISA E PRODUÇÃO DE TECNOLOGIA ASSISTIVA: UMA PARCERIA ENTRE A EDUCAÇÃO BÁSICA E O ENSINO SUPERIOR” (Edital Fapergs 03/2014), sob a coordenação de Helena Venites Sardagna, colaboração de Sandra de Oliveira e orientação de André Lawisch e Lucrécia Raquel Fuhrmann. O projeto tem o objetivo de identificar demandas de tecnologia assistiva e outras necessidades metodológicas que extrapolem os equipamentos das Salas de Recursos Multifuncionais padrão, oferecidos pelo Ministério da Educação, para a inclusão de pessoas com deficiência nas escolas, compondo um banco de dados. Este banco de dados irá embasar a proposição de tecnologia assistiva através da articulação entre a Uergs, a Fundação Liberato, o Centro Nacional de Referência em Tecnologia Assistiva e o Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI) de Campinas, como soluções tecnológicas e metodológicas que contribuam para a inclusão de pessoas com deficiência no ensino médio e profissionalizante e, por consequência, no mercado de trabalho.
Ao término, foi apresentada a metodologia que será utilizada na etapa de levantamento de dados. Assim que for encerrada esta etapa, um novo encontro será realizado.