Dois projetos de alunos da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha foram premiados na Feira Brasileira de Jovens Cientistas (FBJC), evento que divulgou os resultados no dia 27 de junho.
Esta foi a segunda edição da feira e ocorreu, novamente, na modalidade virtual. Da Liberato, conquistaram distinções o estudante Bruno Kayser da Silva Machado, com o projeto “Turtle tech: dispositivo eletroeletrônico auxiliar na preservação da espécie de quelônio Mesoclemmys hogei”. Ele ficou em 1º lugar na área de Ciências Biológicas e recebeu patrocínio para participar na ICYS, na Sérvia em 2022.
O estudo realizado por Bruno utiliza tecnologias avançadas em termos de monitoramento por GPS, com o objetivo de auxiliar na preservação de uma das espécies de Cágado mais ameaçadas do mundo: O Cágado-do-paraíba. A orientação do projeto é de Luiz Fernando Galbarino, com coorientação de Camila Fagundes.
O outro projeto premiado foi o “Smart Walk – Dispositivo de auxílio na locomoção de crianças com paralisia cerebral”, dos estudantes Davi Schneider e Vítor Daniel Duarte. Eles conquistaram o 2º Lugar em Engenharias e o Prêmio Biologia Total de Incentivo à Pesquisa na Saúde. A orientação também é de Luiz Fernando Galbarino, tendo Fernanda de Fátima de Lima como coorientadora.
Parabéns!
Foto: Bruno no momento da divulgação do prêmio.
Foto de Júlia Giovanaz.