A Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha vem desenvolvendo, desde 2010, um amplo conjunto de ações junto às escolas públicas da região visando qualificar os alunos/candidatos, através de parcerias com as escolas de ensino fundamental de onde originam os alunos de 1º ano.
Baseando-se nisso, a Liberato vem desenvolvendo um trabalho conjunto com as escolas públicas e privadas da região, onde são realizadas trocas de experiências e esclarecimentos sobre o processo de ingresso do aluno nos Cursos Técnicos da Instituição, entre outras ações. Essa parceria entre a escola de origem do futuro candidato e a Fundação tem como objetivo principal democratizar o processo de ingresso, possibilitando a todos as mesmas oportunidades na seleção.
Este é o quinto ano do evento – Reconhecimento das Escolas Parceiras, que visa parabenizar cada instituição e rede pelo sucesso deste aluno que ingressou na Liberato, num processo de seleção muito concorrido. Foram em 2015, 1.448 candidatos no diurno para 430 vagas.
O evento ocorreu no dia 28 de abril, destacando com Menção Honrosa – 16 municípios (Sapucaia do Sul, Sapiranga, São Leopoldo, Portão, NH, Ivoti, Esteio, Estância Velha, Dois Irmãos, Canoas, Campo Bom, São Sebastião do Caí, Capela de Santana, Encantado, Nova Santa Rita, Santa Cruz do Sul) e um município do Estado de São Paulo – Monte Mor, atingindo 73 alunos de redes municipais, estaduais e particulares que participaram do processo de seleção.
Estiveram presentes os pais dos alunos homenageados, representantes das escolas de origem e das Secretarias de Educação de cada município, Diretores da Fundação Liberato e integrantes da Associação de Pais e Mestres.