O mês de setembro é dedicado à conscientização sobre a prevenção do suicídio. No Brasil, a campanha do Setembro Amarelo como é conhecida, foi criada em 2015, pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). Desde então, diversas iniciativas que abram espaços para debates, chamando a atenção da população sobre a importância de sua discussão vem sendo organizadas e divulgadas em todo o país.
É importante abordar o suicídio, tema historicamente silenciado, em todas as esferas da sociedade, sejam elas, governamentais, na área da saúde e da educação, na imprensa, na família. Deixar de ter medo de falar sobre o assunto, desconstruir estigmas e compartilhar informações são ações que contribuem com a conscientização desse grave problema de saúde pública.
Torna-se necessário, também, que nestes momentos de reflexão sobre essa complexa problemática, se possa ir além da dimensão individual, compreendendo-a de forma ampla e social. Buscar entender as condições de produção do sofrimento e do mal estar, de modo a repensar as condições de vida e de saúde das pessoas.
Dentro dessa proposta, a Fundação Liberato, por meio da Diretoria de Ensino e de Recursos Humanos, do Grêmio de Alunos e do Serviço de Psicologia, adere ao Setembro Amarelo realizando atividades de sensibilização que se inserem em um contexto institucional de preocupação com a promoção de saúde e valorização da escola como espaço de vida.
As atividades serão novamente divulgadas com o detalhamento das informações em outros meios de divulgação.
Programação das ações:
1. Entre Nós – Acolhimento e escuta aos trabalhadores
Data: 18 de setembro
Horário: 15h às 16h30min
Local: Sala 285
2. Reunião com os professores por curso (formato on-line)
Dias 11 de setembro – Eletrotécnica e Química
Dias 18 de setembro – Eletrônica e Mecânica
Horário: 17h às 18h130min
3. Palestra para os alunos (turmas convidadas) e trabalhadores
Data: Dia 19 de setembro
Local: Auditório
Horário: 8h20min às 10h
4. Atividade Cultural e Bate Papo com a comunidade escolar – Diurno
Data: Dia 19 de setembro
Local: Em frente ao Restaurante Kativar
Horário: 12h às 13h10min
5. Atividade Cultural e Bate Papo com a comunidade escolar – Noturno
Data: Dia 19 de setembro
Local: Em frente ao Restaurante Kativar
Horário: 18h45min às 19h15min
Informações sobre o Setembro Amarelo:
Página completa com material disponível sobre a campanha Setembro Amarelo https://www.setembroamarelo.com/
Link do CVV – Centro de Valorização da Vida que realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar. As formas de acesso ao chat e e-mail são por meio do endereço eletrônico: https://www.cvv.org.br/ ou via telefone pelo número 188. A ligação é gratuita, sob total sigilo, 24 horas por dia, todos os dias.
Onde encontrar ajuda:
- CAPS – Centro de Atenção Psicossocial do município
- SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência 192
- CVV – Centro de Valorização da Vida através do número 188
- Serviço de Psicologia – psicologia@liberato.com.br
- Mapa da Rede de Atenção em Saúde Mental regional, elaborado pelo Serviço de Psicologia, que pode ser acessado no link https://www.liberato.com.br/wp-content/uploads/2023/10/var-6-mapa-saude-mental-VF.pdf
- Site do Mapa da Saúde Mental https://mapasaudemental.com.br/ , que fornece um panorama dos serviços disponíveis em todo o território nacional
- Projeto Pode Falar, promovido pela Unicef em articulação com diversos parceiros, tem por objetivo ser um canal de ajuda em saúde mental para pessoas de 13 a 24 anos. O acolhimento é remoto e pode ser acessado pelo site https://www.podefalar.org.br/