Objetivo

Dar uma visão global sobre harmônicas em instalações elétricas, fenômeno cada vez mais comum em consumidores residenciais, comerciais e industriais, devido ao aumento da tecnologia nos equipamentos elétricos. Será abordado o conceito de harmônicas, a origem, os efeitos danosos nas instalações elétricas, medição e avaliação das distorções harmônicas, bem como técnicas de mitigação de harmônicas, principalmente com projetos de filtros passivos para instalações elétricas monofásicas e trifásicas.

Programa

Revisão de conceitos e unidades de medidas elétricas, com exercícios de circuitos elétricos. Teoria de ressonância série e paralela, com demonstração prática em laboratório. Tipos de cargas que dão origem às harmônicas, os diversos efeitos nas instalações elétricas, como a redução do Fator de Potência (FP) em função das harmônicas, a medição dos níveis das harmônicas, principalmente a Taxa Individual das Harmônicas (DHI), a Distorção Harmônica Total (THD), e o Fator de Distorção (FD). Também será abordado técnicas para mitigação de harmônicas, principalmente filtros ativos e passivos, e o projeto de filtros passivos monofásicos e trifásicos.

Observações

(1) A Fundação Liberato reserva-se o direito de certificar somente quem obtiver 75% de frequência e estiver com o curso quitado. (2) a Fundação Liberato reserva-se o direito de cancelar o curso caso não ocorra o número mínimo de matrículas para o equilíbrio econômico do mesmo, neste caso, devolverá integralmente os valores pagos.

Turmas abertas

Docente Horários Investimento
João Carlos Krug R$ 100,00 Matrícula
João Carlos Krug R$ 100,00 Matrícula

Caso tenha interesse no curso e não tenha encontrado uma turma que se enquadre com as suas necessidades atuais, clique aqui para registrar interesse e nos ajudar a organizar novas turmas de acordo com as necessidades dos interessados.