Objetivo

Dar uma visão global sobre harmônicas em instalações elétricas, fenômeno cada vez mais comum em consumidores residenciais, comerciais e industriais, devido ao aumento da tecnologia nos equipamentos elétricos. Será abordado o conceito de harmônicas, a origem, os efeitos danosos nas instalações elétricas, medição e avaliação das distorções harmônicas, bem como técnicas de mitigação de harmônicas, principalmente com projetos de filtros passivos para instalações elétricas monofásicas e trifásicas.

Programa

Revisão de conceitos e unidades de medidas elétricas, com exercícios de circuitos elétricos. Teoria de ressonância série e paralela, com demonstração prática em laboratório. Tipos de cargas que dão origem às harmônicas, os diversos efeitos nas instalações elétricas, como a redução do Fator de Potência (FP) em função das harmônicas, a medição dos níveis das harmônicas, principalmente a Taxa Individual das Harmônicas (DHI), a Distorção Harmônica Total (THD), e o Fator de Distorção (FD). Também será abordado técnicas para mitigação de harmônicas, principalmente filtros ativos e passivos, e o projeto de filtros passivos monofásicos e trifásicos.

Observações

(1) A Fundação Liberato reserva-se o direito de certificar somente quem obtiver 75% de frequência e estiver com o curso quitado. (2) a Fundação Liberato reserva-se o direito de cancelar o curso caso não ocorra o número mínimo de matrículas para o equilíbrio econômico do mesmo, neste caso, devolverá integralmente os valores pagos.

Turmas abertas

No momento não há turmas abertas. Entretanto, se você gostaria de fazer esse curso, clique aqui para registrar interesse e nos ajudar a verificar a viabilidade da abertura de novas turmas. Assim poderemos, cada vez mais, melhorar as ofertas de acordo com o público.